Através do filme Bastardos Inglórios de Tarantino, temos a noção da força dos grupos rebeldes criados na da 2ª guerra mundial. Destacamos nesta postagem os milhares de homens e mulheres que reagiram aos nazistas e foram cruéis na época. Pessoas comuns com sede de vingança se rebelaram contra as forças de guerra e formaram grupos independentes, refugiando-se em lugares inusitados, bosques e florestas e em situações precárias sobreviveram aos massacres.
"Partisan Judeu" era ser sozinho contra todos, os nazistas queriam mata-los, os soviéticos os odiavam por não seguir as regras e a população local também repudiavam com medo de represálias. Alguns grupos partisans eram formados só de judeus, outros unidos a brigadas comunistas e também a grupos de ex soldados soviéticos, quando houve o domínio alemão 1943, refugidos nas matas, atacavam tropas, roubavam armas e mantimentos, descarrilhavam trens, resgatavam mais judeus, sabotavam usinas entre outros objetivos a favor de seu grupamento.
Alguns se destacam, como: Samuel Gruber(1913-2006); Vitka Kovner(1920 até hj); Eta Wrobel(1918-2008); Túvia Bieslki(1906-1987); Abba Kovner(1918-1987); Alexander Bielski(1912-1995).
"O Vingador" - Abba Kovner,(centro foto) aos 23 anos confinado num gueto da Lituánia em 1941. Liderou uma revolta e fugiu para floresta e combateu os alemães ao lado de sua mulher, Vitka. Após a derrota alemã caçaram os nazistas como vingança colocando arsênico nos pães de mais de 800 prisioneiros de guerra, liquidando-os.
"Detonador" - Mordechai "Mótele" Shlayan, era um garoto de 12 anos que se passava por polonês por ser claro e entretinha os nazistas tocando violino num restaurante. Sem desconfiar de nada, ele roubava explosivos na caixa do instrumento e os escondia no porão do restaurante. Em 1943, Mótele fez o lugar voar pelos ares.
"Salvadores" - Túvia e Alexander Bielski, salvaram mais de 1200 judeus dos campos nazistas onde a grande maioria eram velhos e crianças e somente 20% era armado. A tática do grupo Bielski era despistar os nazistas com vários divisões de 20 pessoas o foco era salvar mais judeus do que matar alemães. Em 1944 o acampamento era equipado com escola, sapataria e fábrica de sabão. Poucas pessoas morreram em confronto.
A maioria dos judeus partisans não teve sorte, acabando mortos em batalhas ou fome. Poucos restaram para contar história. O que parecia subhumano e demonstrava prazer em matar, na verdade era o gosto de vingança do colapso que acontecia no mundo.
Fontes:
Livro Fugitives of the Forest - Allan Levine
Revista SuperInteressante -Dez2009
Site http://vejasp.abril.com.br/cinema/bastardos-inglorios
15 de jan. de 2010
Boa Cidao. Eu ja tinha visto partes desse filme mas eu nao me lembrava, agora eh soh baixar e assistir na integra.
Parabens pela otima postagem.
Abracos
Muito bacana o Trailer e a história... Também tinha já tinha visto, mas sem a legenda.. agora ficou mais claro o que se passa no filme.
Show de bola Cidão, parabéns pela postagem!! Cultura adquirida com Sucesso!
Opa show de postagem...tomaram que o filme eles sigam todo o roteiro da epoca...será que o Fisgall nao tem pra downloads?? abraço
Vixi....filmão!!
Ja assisti...vo descola o link pra geral no forum, fiquem de olho.
Vlw!
nao assisti ainda mas vou baixar